ENEM: Poder do Hábito para conquistar sua APROVAÇÃO!

Foto por Marten Bjork on Unsplash

Todos os anos, milhões de pessoas se matriculam em academias de ginástica, mas não chegam a completar sequer um mês praticando exercícios. O mesmo vale para dietas, planos de estudos e muitos outros objetivos que traçamos, mas não conseguimos cumprir. Isso acontece porque nós somos naturalmente resistentes a mudanças, especialmente quando envolvem esforço e dedicação. Nesses casos, precisamos lançar mão de uma poderosa ferramente: o hábito!

Para você ter uma ideia da importância desse elemento, vamos falar sobre Eugene Pauly, uma história verídica!

Eugene, após sofrer uma encefalite, perdeu a sua memória recente. Ele lembrava normalmente dos acontecimentos mais antigos da sua vida, mas sua memória recente não durava mais de 1 minuto, de modo que ele sequer reconhecia sua casa ou seus netos. A fim de praticar exercícios, sua esposa passou a levá-lo para dar voltas no seu quarteirão. Contudo, num certo dia, Eugene simplesmente desapareceu, retornando alguns minutos depois. O que aconteceu é que, mesmo sem memória, ele fez a sua caminhada absolutamente sozinho, seguro apenas pelo poder do hábito!

Essa história é contada no livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg. Ao longo da obra, cuja leitura é bastante recomendada, o autor demonstra, por meio de análises, estudos e exemplos, a força que o hábito tem de permanecer no nosso cérebro e influenciar decisivamente as nossas ações. Sendo assim, para qualquer estudante que almeja alcançar uma aprovação num exame, criar o hábito de estudar é uma necessidade indispensável!

Mas como fazer isso? Como criar o hábito? O primeiro passo é compreender o seu ciclo:

Ciclo do Hábito

Vamos entender cada um desses passos:

1 – GATILHO

Na história de Eugene, a sua caminhada começava sempre que o sol entrava pela sua janela. Aquele era o indicativo de que a hora do exercício havia chegado. O gatilho, portanto, é aquele elemento que dá início a uma determinada atividade. Pode ser o sol, um alarme, um horário planejado etc.

2 – ROTINA

A rotina é a própria ação em si, organizada dentro do nosso cotidiano. É a caminhada sempre no mesmo horário, o cumprimento de uma dieta, enfim, aquilo que precisamos efetivamente fazer e que queremos tornar um hábito.

3 – RECOMPENSA

A fim de que o hábito alcance a fixação que precisamos na nossa mente, lançamento mão da recompensa, que é aquele elemento que vai fazer o nosso cérebro desejar a sua realização. Estamos falando da satisfação do dever cumprido, dos quilos a menos na balança ou qualquer outro benefício que nos seja prazeroso de enxergar ao final da atividade.

Mas como aplicar esses conceitos aos meus estudos e, enfim, criar o hábito de estudar?

Primeiro, defina um gatilho. Pode ser um cafezinho, um alarme, uma música, enfim, qualquer coisa que te dica: ESTÁ NA HORA DE ESTUDAR. A seguir, defina as metas da sua rotina e efetivamente cumpra! Por exemplo, hoje, de 9h às 10h, vou estudar o vídeo tal de Biologia, fazer uma lista de questões, dentre outros. Por fim, aplique a recompensa, que poder ser um chocolate, um vídeo bacana do YouTube ou um tempinho, CURTO e CONTROLADO, nas redes sociais.

Agora, por quanto tempo preciso executar esse ciclo para que vire um hábito? Durante 66 dias. É o que diz um estudo recente1 de Jane Wardle, do University College de Londres, publicado no European Journal of Social Psychology. Pode parecer esquisito, até mesmo um “número inventado”, mas o fato é que ele deu certo para a maior parte das pessoas consideradas na pesquisa!

Portanto, querido(a) estudante, está na hora de definir o seu gatilho, montar a sua rotina, estabelecer suas recompensas e colocar em prática por pelo menos 66 dias. Após esse período cumprindo os passos indicados, você terá criado o hábito de estudar e vai estar muito a frente dos seus concorrentes na busca pela vaga!

Gostou do nosso post? Então curta, compartilhe e aproveite para se inscrever nosso Telegram. Lá o SANTTO está disponibilizando uma série de conteúdos gratuitos e você não pode ficar de fora. É só clicar aqui.

Um abraço e até a próxima.

SANTTO Planejamento

Operamos Milagres. Sério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.