A ARMADILHA DO PACOTÃO NOS ESTUDOS PARA O ENEM

Foto por JOSHUA COLEMAN em Unsplash

Por que você deve evitar estudar para o ENEM utilizando apenas um portal de estudos

Se você é vestibulando(a), já sabe que encontrar na internet um pacote completo de estudos para o ENEM não é uma tarefa difícil. Basta uma rápida pesquisa no Google para receber a infindável oferta de sites de estudo online e cursos preparatórios que prometem te oferecer no mesmo lugar toda a preparação para o Exame. Mas será que assinar um serviço desses é a melhor maneira de conseguir a sua aprovação? Apresentamos abaixo 4 motivos pelos quais essa não é uma boa ideia.

1 – Qualidade das aulas

Pense num time de futebol. Ele pode até ter excelentes jogadores, mas nunca terá TODOS os melhores jogando juntos na sua equipe, certo? O mesmo vale para o elenco de um filme. Por mais que, em alguns casos, nós tenhamos uma reunião de grandes artistas na mesma obra, sempre haverá atores e atrizes excepcionais que não puderam ser contratados naquele momento. Os prêmios do Oscar não saem todos para o mesmo filme, não é verdade?!

Bom, quando falamos de uma seleção de professores, a lógica é parecida. É bastante improvável que um mesmo curso ou portal consiga reunir todos os melhores professores do mercado. Na verdade, o que normalmente ocorre é que os mais qualificados costumam lançar portais próprios, que lhes permitem ter um maior destaque e, consequentemente, maior remuneração.

Sendo assim, ao assinar um pacote completo, você terá ótimos professores em algumas matérias, mas em outras a qualidade será bem inferior. O resultado é que você estará, por exemplo, evoluindo muito bem em Português, mas com dificuldade em Matemática. Estará curtindo muito estudar História, mas caindo de sono e tédio com as aulas de Geografia.

Portanto, se você quer estudar com os melhores professores, com aulas dinâmicas e que te mantenham constantemente interessado(a) no conteúdo, é bom não apostar todas as fichas em um cursinho só. E aqui vai uma super dica: muitos dos melhores professores da web, como Ferretto – de Matemática – e Noslen – de Português – disponibilizam conteúdos gratuitos no YouTube. Na verdade, é possível até estudar todo o conteúdo do ENEM lá! Tem coisa melhor do que estudar com os melhores professores e de graça?!

2 – Falta de priorização

O sistema nervoso dos nematelmintos é do tipo ganglionar, formado por dois cordões longitudinais, sendo um dorsal e outro ventral.

E aí, o que achou dessa informação? Decorou? Anotou? Então pode jogar o papel fora, porque isso NUNCA CAIU no ENEM. O problema é que, num cursinho, esse assunto provavelmente será abordado. Isso porque, em geral, eles utilizam uma grade que engloba todos os assuntos do Ensino Médio, divididos num cronograma de aulas.

Agora, será que essa é a melhor maneira de se preparar para o Exame?

Vamos pensar juntos: se você soubesse exatamente o que vai cair na prova, estudaria tudo? Ou usaria seu tempo para se dedicar aos assuntos que vão cair? É óbvio que seria a segunda opção, né?! Bom, quando falamos de ENEM, não podemos dizer que dá pra saber tudo que será cobrado, mas certamente é fácil ter uma boa ideia. Isso porque o exame tem um histórico bem estabelecido, com assuntos campeões de cobrança e outros totalmente “esquecidos”.

Cabe dizer que, como as perguntas do Exame são tiradas de um mesmo banco de questões, podemos esperar que esse padrão se repita ao longo dos anos. Por isso, é fundamental que você conheça muito bem assuntos como Ecologia, Interpretação de Textos e Segundo Reinado. Por outro lado, esqueça a decoreba da “oração coordenada assindética”.

Logo, fica evidente que o método de simplesmente ir abordando os assuntos por ordem cronológica, como os cursinhos fazem, não é uma boa estratégia. É fundamental que a sua preparação leve em conta a probabilidade de cada assunto ser cobrado na prova, dosando corretamente a atenção que você deve dar para cada tópico, a depender de sua importância.

3 – Produtos ruins embutidos no preço

A regra do pacotão é sempre a mesma: por um preço fixo, você tem acesso às aulas e mais um monte de coisas, como exercícios, plano de estudos, monitorias, aulas ao vivo… À primeira vista, isso pode até parecer uma boa, mas, quando você começa a usar, os problemas aparecem. É o plano de estudos que é pouco flexível e difícil de seguir, ou a correção de redação que é superficial, ou a monitoria que nunca tira de fato as suas dúvidas.

Isso se explica pela Síndrome do Pato: ele nada, voa e corre, mas nada mal, corre mal e voa mal. Ao tentar fazer tudo de uma vez, acaba não se especializando em nada. Da mesma forma, um cursinho que tem como principal objetivo produzir aulas, dificilmente vai manter a mesma qualidade nos demais produtos. É tudo uma questão de foco!

Por isso, ao acreditar no pacotão você acaba pagando por um plano de estudos que não usa, uma correção de redação que não te atende, uma ferramenta de exercícios insuficiente. No final das contas, acaba comprando esses mesmos serviços “por fora”, em busca de qualidade. Portanto, a melhor opção é, desde cedo, identificar as melhores ferramentas disponíveis para cada serviço e utilizá-las em conjunto para turbinar seus estudos.

4 – Você é só mais um(a) na multidão

Não é difícil imaginar que os cursinhos, especialmente nas plataformas online, ganham dinheiro com a massa! Para custear uma grande estrutura de professores e marketing com um preço relativamente baixo, é necessário contar com milhares de assinantes simultâneos. Acontece que cada pessoa é uma pessoa, com suas experiências, dificuldades e objetivos! É só pensar na sua turma da escola ou num grupo de amigos: faz algum sentido estudarem todos do mesmo jeito? É claro que não!

Por isso, é fundamental que, na sua preparação para o ENEM, você utilize um método que se adapte as suas necessidades. Afinal, enquanto um aluno pode ter bastante tempo disponível para ajudar, outro pode estar com a rotina super apertada. Um pode ignorar o estudo da língua estrangeira, por já ser experiente, enquanto o outro vai começar “do zero”. Há ainda aqueles que têm facilidade nas disciplinas de humanas, mas uma enorme dificuldade com as exatas.

Acontece que essas particularidades não são levadas em conta dentro do pacotão. Em geral, o máximo de personalização possível é em relação a sua carga horária e área pretendida. Mas isso é pouco, muito pouco. Um bom método inclui a análise da sua bagagem de estudos, permite atacar pontos específicos nos quais você tenha dificuldades, é flexível em relação aos horários, prioriza as matérias de acordo com a sua experiência e peso na prova, enfim, considera todas as variáveis necessárias para colaborar com a sua contínua evolução.

Conclusão

Como vimos, para quem está iniciando uma caminhada em busca da sonhada vaga na universidade, pode ser uma grande tentação comprar um pacote fechado de cursinhos e confiar 100% nele. Mas, por tudo que foi falado, fica claro que essa não é uma boa estratégia. É importante que você pesquise bem o mercado e procure assinar os serviços que realmente te tragam uma vantagem competitiva, afinal, o SISU não terá vagas para todos os candidatos!

Então, tenha em mente que você precisa “sair da massa”, selecionar aulas que te permitam entender os assuntos e se manter interessado(a), priorizar assuntos mais importantes e utilizar ferramentas que realmente te retornem o que você precisa para evoluir. Essas qualidades certamente não estarão todas num mesmo pacote, que, como o pato, prometem fazer tudo, mas não atingem a perfeição em nada.

Bônus

E se você quer conhecer uma plataforma que vai te ajudar nesse processo de seleção, acesse o SANTTO Planejamento. O Santto NÃO é um cursinho, mas uma ferramenta de inteligência artificial que seleciona os melhores materiais do mercado – gratuitos ou pagos -, monta um planejamento totalmente personalizado e flexível, incluindo os exercícios e revisões, prioriza os assuntos mais importantes e acompanha o seu desempenho comparado com os outros alunos. Trata-se de uma revolução nos estudos para o ENEM. Monte seu plano demonstrativo agora e se encante com a nova forma de estudar para o Exame: https://www.santtoplanejamento.com.br/demonstracao

Bom, pessoal. Hoje, ficamos por aqui. Uma abraço e até a próxima!

SANTTO Planejamento.

Operamos milagres. Sério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.