VIDEOAULAS OU MATERIAL ESCRITO: QUAL O MEIO MAIS EFICIENTE PARA ESTUDAR PARA O ENEM?


Foto por Sebastian Mantel emUnsplash

Quem está estudando para o ENEM já sabe que a oferta de materiais no mercado é gigantesca. São diversos os cursos online que disponibilizam videoaulas e materiais escritos, resumos, listas de exercícios e etc. Mas o que é mais eficiente, assistir a videoaulas ou ler o material? Ou quem sabe os dois juntos? Para esclarecer essa dúvida, o SANTTO Planejamento identificou os pontos positivos e negativos de cada método. Vamos conhecê-los e, ao final, você verá um passo a passo de como utilizá-los. Vamos lá!

VIDEOAULAS

Método mais utilizado por aqueles que escolheram trocar os cursos presenciais pelo estudo em casa, as videoaulas online são cada vez mais populares no Brasil. Vamos entender agora suas características:

Pontos Positivos:

  • Facilidade de aprendizado: por contar com a explicação de um professor, as videoaulas normalmente são muito mais fáceis de assimilar do que um texto, especialmente quando estamos estudando temas mais complexos ou disciplinas que demandam mais raciocínio, como a Matemática. Basta imaginar a dificuldade que seria aprender Estatística apenas lendo um texto!
  • Manutenção do Interesse: em regra, os professores mais conhecidos do mercado costumam usar uma série de artifícios para prender a atenção do aluno. São dicas, macetes, exemplos do cotidiano, humor e até paródias. Com isso, estudar acaba ficando muito mais interessante, aumentando as chances de você se manter motivado na caminhada até a aprovação.
  • Diversidade de Opções: atualmente, é possível achar na internet vídeos sobre praticamente tudo, com as mais diversas abordagens, das mais diferentes fontes. Não bastassem os muitos cursos online, ainda temos a plataforma YouTube Edu, na qual é possível encontrar exatamente o que você precisa para cada momento da sua preparação, seja um vídeo completo ou apenas uma aula de resumos, um vídeo só de dicas e macetes, de resolução de exercícios, dentre outros. É só procurar que acha!

Pontos Negativos

  • Perda de foco: ainda que os professores se esforcem bastante, a videoaula em alguns momentos pode acabar ficando maçante. E aí, o que acontece? Você começa a viajar e, quando vai perceber, não aprendeu nada. Isso porque, diferente da leitura, assistir à videoaula é uma atividade quase que 100% passiva, então é necessário fazer um esforço contínuo para se manter concentrado
  • Dificuldade de consulta posterior: imagina que você precisa rever algum ponto da matéria semanas depois de assistir à videoaula correspondente. Como encontrar diretamente o ponto necessário da aula? Difícil, né? Enquanto no material escrito você já poderá ter iluminado os pontos mais importantes ou tem sempre o recurso do Ctrl+L ou Ctrl+F, nos vídeos isso se torna uma tarefa quase impossível.

TEXTOS ESCRITOS

PDFs, apostilas, livros, artigos, dentre outros. Embora as videoaulas estejam em ascensão, esses materiais mais tradicionais jamais podem ser ignorados! Então, vamos entender seus prós e contras:

Pontos Positivos

  • Facilidade de acesso: como dito acima, é muito fácil identificar pontos específicos do conteúdo a ser estudado em um material escrito, seja com o uso das ferramentas de busca ou do próprio índice. Assim, fica mais fácil ir “direto ao que interessa” ou rever pontos específicos da matéria, caso seja necessário.
  • Compatibilidade com a prova: ao sentar na cadeira para fazer sua prova do ENEM, você estará diante de textos, não de vídeos. Portanto, é fundamental treinar sua mente para a leitura, assimilação das informações e aplicação dos conceitos. Em outras palavras, não se treina para uma maratona sem correr! É preciso ler bastante antes de encarar a cansativa prova do Exame.
  • Amplitude de conteúdo: imagina colocar a resolução de 50 questões dentro de um vídeo. Não dá, né?! Vai ficar longo e cansativo. Sendo assim, embora os vídeos sejam importantes, os materiais escritos são fundamentais para ampliar sua base de conhecimento, seja para explorar melhor alguns conceitos, para fortalecer sua revisão ou para praticar com as listas de exercícios.

Pontos Negativos

  • Cansaço e falta de interesse: ao contrário dos vídeos, os textos costumam ser muito mais formais e diretos. Com isso, é natural que o estudo fique maçante, tornando mais a árdua a tarefa de avançar nos conteúdos cobrados. Além do mais, ler por si só já é uma atividade que requer esforço e, portanto, pode gerar um efeito extenuante, especialmente para quem não está muito acostumado.
  • Dificuldade de assimilação: sabe quando você lê o mesmo parágrafo 200 vezes e não entende nada?! Então, acontece com todo mundo mesmo. É que há conceitos para os quais são necessários exemplos ou abordagens específicas, que permitam um entendimento mais fácil do assuntos. Nesse ponto, os vídeos acabam sendo mais eficientes.

VEREDITO FINAL

Bom, sabendo então os prós e contras de cada modelo, fica agora a pergunta: o que fazer? Qual deles usar? Aqui no SANTTO nós acreditamos que o melhor caminho é usar uma ferramenta para sanar as deficiências da outra, a fim de maximizar a eficiência dos seus estudos.

Sendo assim, a nossa sugestão é:

  • Estude o conteúdo pelas videoaulas.
  • Tenha um material teórico de apoio.
  • Ao longo do vídeo, vá montando seu resumo, seja com anotações no próprio material ou num caderno próprio. Não cometa o erro de só dar o play na aula e não fazer mais nada!
  • Ao final do vídeo, faça uma leitura rápida do seu resumo, apenas para recapitular os pontos estudados.
  • Na hora da revisão, utilize seus resumos, deixando a aula teórica escrita como um apoio para recorrer em caso de dúvidas e/ou esquecimentos.
  • Em qualquer caso, faça exercícios usando material escrito! Você até pode assistir a vídeos de exercícios resolvidos, mas o trabalho pesado tem que ser no papel.

É isso, pessoal. Acreditamos que seguindo esse passo a passo, você vai aumentar consideravelmente a eficiência dos seus estudos para o ENEM.

Um abraço e até o próximo post.

SANTTO Planejamento

Operamos Milagres. Sério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.