PRECISO ESTUDAR GRAMÁTICA PARA O ENEM?


Foto por Lonely Planet emUnsplash

O que é um pronome pessoal do caso reto? Como se conjuga o futuro do subjuntivo? “Bem-vindo” tem hífen? Descubra neste artigo se você precisar decorar tudo isso para fazer a prova do ENEM.

A gramática da língua portuguesa, com suas muitas regras e infinitas exceções, sempre arrancou os cabelos de muitos estudantes brasileiros, especialmente na hora de fazer provas de vestibulares. Não bastassem os nomes pouco intuitivos – como “pronome oblíquo átono” -, nossa língua ainda é cheia de variações, tornando o aprendizado um verdadeiro desafio. No entanto, para quem vai fazer o ENEM, não há motivo para desespero. Vamos entender o porquê:

Português no ENEM

A Língua Portuguesa é cobrada no ENEM dentro da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que conta com 45 questões. Como temos 5 questões de Língua Estrangeira, ficamos com 40 para serem dividas entre Português, Artes, Literatura e Educação Física. No entanto, as questões costumam ser interdisciplinares, então é provável que você nem perceba essa divisão na prova.

O fato, porém, é que a gramática pura e simples NÃO costuma ser cobrada na prova de Linguagens. Portanto, você dificilmente verá uma questão pedindo algum conceito decoreba, uma regra de acentuação ou a análise sintática de uma oração. Na verdade, a prova de Português é quase 100% de Interpretação de Textos, abordando ainda assuntos como Gêneros e Tipos Textuais, Funções e Figuras de Linguagem e Variações Linguísticas. Então, já pode respirar mais aliviado(a), o monstro é muito menor do que parece.

Então, não preciso estudar gramática, certo?

ERRADO! Apesar de não ser cobrada diretamente, a gramática é a espinha dorsal da nossa língua e seu domínio fará com que você melhore seu desempenho na interpretação. Isso porque, por exemplo, conhecer corretamente o uso dos pronomes, os modos verbais, e as funções de cada classe gramatical vão te ajudar a ter uma melhor compreensão do texto, aumentando suas chances de marcar a alternativa correta.

É claro que, se seu tempo estiver muito apertado, a gramática não será uma prioridade, especialmente se comparada com assuntos muito cobrados na prova. No entanto, ela jamais pode ser desprezada em uma preparação completa para o ENEM, porque pode fazer toda a diferença na sua aprovação. Especialmente pelo que vamos comentar agora!

Não esqueça da Redação

Única prova do ENEM em que você pode conquistar mil pontos, a redação tem participação decisiva na sua nota final. E adivinha?! Para escrever bem, é preciso conhecer gramática, não tem jeito. Isso não quer dizer que você precisa decorar todas as regras e exceções da Língua, mas conhecer bem pelo menos os conceitos gerais é fundamental.

Logo, não é necessário estar com o Bechara na ponta da língua, mas é indispensável conhecer a colocação pronominal correta, as regras de regência e concordância, de pontuação e de acentuação, dentre outras. Um curso mais expedito que explore os conceitos mais importantes da nossa gramática, somados a muita leitura e treino já serão suficientes para você arrasar!

Conclusão

Fica evidente, portanto, que a gramática tem sim sua importância na prova do ENEM e deve ser estudada, mas sem aquele modelo de decoreba e aplicação direta das regras. Para facilitar seu trabalho, aqui no SANTTO Planejamento nós montamos um Plano 100% personalizado e que inclui a gramática na medida exata que você precisa. Afinal, seu tempo é sagrado pra nós. Para conhecer nossa plataforma, clique aqui.

É isso, pessoal. Até o próximo post

SANTTO Planejamento

Operamos Milagres. Sério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.