OS 5 ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES PARA QUEM ESTÁ ESTUDANDO PARA O ENEM

Não é novidade para ninguém que a prova do ENEM cobra uma enormidade de assuntos. Todos os anos, cerca de 5 milhões de estudantes encaram a maratona de provas, que abordam todo o conteúdo do Ensino Médio, espremido em 180 questões. A pergunta que fica é: preciso mesmo estudar tudo?! A resposta é: depende.

É claro que, se o aluno tiver bastante tempo disponível para estudar, ele pode passar por todo o conteúdo, a fim de se precaver contra qualquer surpresa da banca. No entanto, a realidade da maioria das pessoas é não dispor de todo esse tempo, então é necessário priorizar. Para facilitar essa missão, é bom conhecer bem o perfil de cobrança ENEM.

Acontece que, para priorizar corretamente, você deve levar em conta não só a quantidade de questões daquele assunto que já caíram na prova. Outros fatores também devem ser considerados, como:

I – Quanto tempo leva para você estudar aquele assunto?

II – Qual a sua complexidade?

III – Qual a chance de você acertar a questão mesmo sem ter estudado, só com seu conhecimento “de vida”?

IV – Qual o peso daquele assunto para a pontuação total da prova?

Parece muita coisa, né? Mas não precisa se preocupar, pois o sistema de inteligência artificial do SANTTO já fez esse levantamento e te apresenta agora os 5 assuntos com maior custo-benefício para os seus estudos. São eles:

1 – Interpretação de Texto

Em primeiríssimo lugar, não poderíamos citar um assunto diferente. A interpretação de textos simplesmente domina a prova do ENEM, sendo necessária até mesmo para a prova de Matemática. E engana-se quem pensa que para interpretar bem basta praticar. A verdade é que, estudando o assunto e conhecendo algumas técnicas, você certamente vai alavancar seu desempenho nesse tipo de questão.

Além disso, cabe ressaltar que a prova do ENEM cobra também alguns conceitos específicos ligados ao texto, como a identificação de tipos e gêneros textuais, as variações linguísticas, a intertextualidade e as funções da linguagem. Fique atento porque, interpretando bem, você já estará com a mão na vaga.

2 – Ecologia

Nada menos que o assunto mais cobrado da prova de Biologia, a Ecologia com certeza estará presente na sua prova. No entanto, não se trata apenas de decorar conceitos. Na verdade, o ENEM costuma cobrar sua aplicação na prática, especialmente na parte de desequilíbrios ambientais e políticas de saúde.

Portanto, fique atento(a) ao problema do lixo, do desperdício de recursos naturais, do impacto das ações humanas no meio ambiente e no equilíbrio da vida animal. Estudando bem esses assuntos você ainda pode garantir pontos valiosos na redação, já que tais temas estão sempre entre os favoritos para cair.

3 – Probabilidade e Estatística

A prova de Matemática merece uma atenção especial, afinal são 45 questões só dessa matéria! Além disso, trata-se de uma disciplina em que, caso você não tenha estudado, a chance de acertar a questão cai bastante, uma vez que ela exige conhecimentos específicos e, muitas vezes, não intuitivos.

Nesse contexto, torna-se fundamental estudar os assuntos de Probabilidade e Estatística, muito cobrados no ENEM. Domine especialmente a análise de gráficos e tabelas, bem como os conceitos de moda, média e mediana, sabendo aplicá-los na prática. Com isso, você seguramente vai garantir pontos preciosos na prova.

4 – Razões, proporções e porcentagem

Se a Matemática tira o sono de muita gente, os conceitos de razões, proporções e porcentagem já nos deixam mais tranquilos, pois têm muita aplicabilidade na nossa vida prática, facilitando seu aprendizado.

É a hora, portanto, de não desperdiçar pontos! Com um estudo teórico rápido e bastante treino, você será capaz de gabaritar as questões desse assunto no ENEM, mesmo se não gostar muito de exatas. Então, se você não domina por exemplo a análise de grandezas direta e inversamente proporcionais, é hora de estudar e praticar, pois é certo que elas vão aparecer na sua prova. Vale muito o “investimento”!

5 – Segundo Reinado

Fechando nossa lista, um assunto da prova de Ciências Humanas. O Segundo Reinado, período em que D. Pedro II governou o Brasil, entre 1840 e 1889, “despenca” no ENEM e merece muito sua atenção, especialmente porque, fazendo um estudo rápido, você provavelmente conseguirá garantir todos os pontos.

Aqui, cabe ficar atento especialmente ao tema da escravidão, a sua abolição e à imigração de europeus para substituir a mão de obra escrava. São assuntos que você pode até imaginar que já domina, mas é bom se familiarizar com a forma de cobrança, então estude a teoria e pratique as questões de provas anteriores.

Conclusão

A melhor maneira de concluir este artigo é dizendo o seguinte: se você não tem tempo para mais nada, estude apenas os 5 assuntos citados acima e mais a Redação. Eles são uma espécie de espinha dorsal da prova e valem muito cada minuto estudado.

Para facilitar o seu trabalho, o SANTTO criou o revolucionário ICB – Índice de Custo-Benefício, que identifica, utilizando um sofisticado sistema de inteligência artificial, os assuntos que mais valem a pena serem estudados para o ENEM e encaixa tudo em um Plano de Estudos 100% personalizado para você. Para conhecer a nossa plataforma, clique aqui.

Ficamos por aqui. Bons estudos!

Um comentário em “OS 5 ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES PARA QUEM ESTÁ ESTUDANDO PARA O ENEM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.